segunda-feira, 31 de maio de 2010

Woody Allen




Memorial day

Inacreditável!

É isto que posso falar do dia de hoje. Foi muito bom!

Começei o dia indo passear num parque super legal que começa na 20th street e vai até o Meatpacking District. Se chama High Line Park e fica tipo numa passarela. É um parque suspenso. É uma graça! Fiquei andando por lá e depois deitei numa espreguiçadeira e fiquei lendo um livro que eu tinha na mochila. Me senti local!

De lá, desci no Meatpacking e dei uma volta pelas lojas. Tem um monte de loja legal por lá. Comprei um tênis numa das lojas e segui em direção aos restaurantes. Tinham vários restaurantezinhos charmosos, mas passei no Pastis (Little West 12th street) e acabei ficando por lá. Apesar de já ser um restaurante manjado nos guias, ele é super badalado e a comida excelente. De entrada comi umas ostras (vindas do Canadá, chique né?) e depois comi um filé com fritas. Simples assim... mas excelente!

Depois do almoço fui dar mais uma volta pelo bairro e por Chelsea, que fica na mesma região. Entrei no Chelsea Market para conhecer. Legal mas não deu para ver muita coisa porque tinha muita loja fechada. Aí resolvi fazer uma loucura! Resolvi voltar andando para casa. Andei muito! Andei Simplesmente da nona até a quinta e depois da 14th até a 61st e ainda entrei para a 3rd. É muita coisa. Só da 14 até a 61 são 47 quadras!

O melhor ainda está por vir. Hoje é segunda-feira mas não é uma segunda qualquer. É a última segunda que o Woody Allen toca nesta temporada no Carlyle Cafe. Liguei para lá só que estava sold out. Como sou teimoso e otimista, resolvi tentar a sorte e fui ao hotel onde fica o Carlyle Cafe. Dei a maior cagada. Tinha um grupo de brasileiros na fila. Uma turma bem gente boa que mora aqui em NY. Como eles estavam na frente, conseguiram entrar. Daí veio outro brasileiro chamado Léo que estava com a mulher dele (Giovanna) e fazia parte do grupo. Por coincidencia, ele trabalha na Globo. Ele foi super gente boa e disse ao maitre que eu também fazia parte do grupo e ops, consegui entrar.

Ficamos conversando no bar até o show começar. Papo bem legal! Daí o barman posicionou a minha cadeira num lugar excelente. Fiquei bem em frente ao palco e de cara com a mesa que o Woody Allen ia sentar antes do show para se preparar. Juro! Fiquei à meio metro de distância dele. Ir a NY e ficar à meio metro do Woody Allen não tem preço!

Para vocês não acharem que estou louco ou mentindo, acessem os links abaixo. Vou postar também as fotos.

www.youtube.com/watch?v=6x1cDpQA7js

www.youtube.com/watch?v=IHGLL178bqI

www.youtube.com/watch?v=IKGMWAQ2OY8

Valeu por hoje, né? Até amanhã!

domingo, 30 de maio de 2010

Sexto dia - domingo

Hello! O dia hoje foi zero gastronômico mas andei bastante.

De manhã fui ao museu aeroespacial conforme eu havia anunciado ontem. Fica num porta aviões na altura da 42 street, no Pier. Nada excepcional. Acho que só vale a pena ir se a pessoa gostar muito de aviões. Para mim a maior atração foi um americano muito louco dançando no Pier. Muito engraçado! Acessem o link abaixo para vê-lo dançando:

www.youtube.com/watch?v=_LnMwY2aj1U

De lá, segui andando até em casa. Andei muito! Andei do Pier até a quinta avenida, depois andei da 42 até a 61 e entrei para a terceira avenida (o apartamento fica na 61 esquina com a terceira). É muito chão!

No caminho parei numa lanchonete e comi um hamburger muito mais ou menos.

Fiquei em casa e segui para uma caminhada no Central Park. Lá é muito legal. Indo ao Central Park você percebe o quão democrática é esta cidade. Tem de tudo! As pessoas são livres. Fazem o que querem. Não estão preocupadas com o que os outros vão achar delas. Vi uma noiva chinesa, recém-casada junto com as madrinhas e padrinhos procurando uma fonte para tirar foto (sei disso porque o fotógrafo foi me perguntar onde ficava a tal fonte, logo pra mim rsrsrsrsrs). Depois vi um ringue de patinação com um DJ tocando uma música bem legal e um ponte de gente patinando e dançando. Tinha gente de tudo quanto é tipo. Para não ter que ficar falando de todo mundo, escolhi as duas figuras da tarde. A primeira era uma senhorinha de uns 70 anos, mega enxuta, vestida de lycra e patinando super bem. Patinando e dançando! Esta vai viver até os 100 anos. O outro eleito foi um japones, que era a mistura do Clodovil com o Michael Jackson. Este teve um pouco de dificuldade de patinar porque estava meio bêbado.

Depois deste passeio voltei para casa, fiquei lendo e fiz um lanche. Hoje resolvi não sair. Vou dar uma descansada para amanhã continuar minha saga por NY.

Até mais!

sábado, 29 de maio de 2010

a codorna



Sorveteria


O prato principal


Isto foi só a entreda no Green Bo


Típica loja de comida em Chinatown. Vendedor cansado....


Quinto dia

Vamos que vamos.... a cidade não para e eu também não. Este foi meu primeiro fim de semana em Manhattan. É meio estranho acordar no sábado e não ter a família por perto. Na verdade faz muita falta, mas já que estou aqui.....

Acordei, tomei café, fiquei meio de bobeira e saí para ir dar uma volta no Soho. Realmente o bairro é muito legal. Apesar da escola ser no Soho, este foi o primeiro dia que realmente andei por lá e consegui explorar bastante coisa. O bairro é muito charmoso e para qualquer lugar que você anda é legal. É só andar da Broadway (sendido do trânsito) para a direita, na altura da Grand Street e se perder por lá. Passei a manhã andando e depois segui rumo a Chinatown. Entrei pela Mott Street, fiquei vendo aquelas lojas de comida que vendem de tudo e fui procurar um restaurante que eu colega de turma me indicou chamado "The Pecking Duck House". Achei mas não fiquei! Pode até ser bom mas restaurante em Chinatown com toalhas de pano nas mesas, guardanapos de pano e taças altas não têm a menor graça. Restaurante bom em Chinatown é pé sujo!

Fui para o bom e velho New Green Bo (66 Bayard Street), que fica numa travessa da Mott. Já é a terceira vez que vou lá. Aí sim! Fui tratado com respeito, a começar pela garçonete que nunca entende o que eu digo e eu nunca entendo o que ela diz.... mas nos entendemos. Pedi duas entradas, um dim sum no vapor recheado de caranguejo e porco (um não, uns 08) e outro dim sum, também no vapor recheado de frutos do mar (um não, uns 08 também). Aí veio a conta. Quem pediu? Mandei voltar e disse que ia comer mais. A chinesa não acreditou! Pedi uma carne crocante com molho de laranja. PQP! Muito boa! Fantástica!

Saí de lá e parei para tomar um sorvete na sorveteria que tem bem em frente chamada "The Original Chinatown Ice Cream Factory". Fila na rua. Um monte de sabor gostoso. Tomei de biscoito de amêndoas. Gostoso mas acho que não era o melhor mas a chinesa ficou em apressando para pedir e acabei pedindo este.

Voltei pra casa, descansei um pouco, vi Caldeirão do Huck na Globo Internacional e fui fazer umas comprinhas de supermercado. Aproveitei e comprei umas alcachofras para treinar um pouco o que eu tinha feito na semana anterior no curso. Ficaram muito boas! No ponto certo. Aprendi direitinho...

Para fechar o dia, saí de casa para ir jantar num restaurante que me indicaram, chamado Corner Bistrô. Cheguei lá e achei o lugar uma merda! Acho que se enganaram, Só pode ser. Só tinha hamburger para comer. Como NY tem de tudo em tudo quanto é lugar, não passei aperto. Atravessei a rua e fui parar num italiano maravilhoso, super charmoso chamado Dell'anima (38 8th av.). Este sim! Muito bom. Sentei no bar e mandei brasa. De entrada comi uma codorna na brasa com salada verde (perfeita!), depois comi um risoto feito com linguiça feita na casa e queijo Pecorino e fechei com uma torta de chocolate. Tudo isto regado com 03 taças de vinho. Excelente!

E assim fechei o dia. Amanhã devo ir ao Intrepid Sea Air & Space Museum. Depois conto como foi.

Boa noite!

A entrada escondida na recepção do hotel


Dentro da lanchonete do hamburger


Terceiro dia

Inacreditável! Eu tinha escrito quase tudo, de repente eu acho que fiz alguma cagada e deletei tudo o que eu estava escrevendo.

Vou resumir então para não ter que escrever tudo de novo.

O dia ontem foi mais ou menos. A aula não teve grandes coisas. Aprendi a fazer caldos (carne, frango e peixe) e molhos (mayonnaise, hollandaise e béarnaise). Fiz o bérnsaise e ficou bom.

Depois fui a o MOMA e vi a exposição de uma artista chamada Marina Abramovic. Muito doida! Ela mesma está há meses sentada num salão do MOMA olhando fixamente para pessoas que se habilitam a sentar na sua frente. Pelo o que entendi ela fica quase o dia todo daquele jeito. Num outro conjunto de salões tem o resto da exposição dela, que mistura fotos, vídeos e performances. O mais doido era que, para passar de um salão para o outro tinha que passar entre um casal, que estava se olhando fixamente, bem perto um do outro. Até aí tudo bem, só que eles estavam pelados. No outro salão tinha uma mulher pelada deitada com um esqueleto em cima e uma outra pelada suspensa na parede. Bem doido!

Saí de lá e aí bateu uma saudade enorme da Renata e das crianças. Fiquei andando um pouco pela rua e aí decidi ir ver um show da Broadway para me animar. Fui ver Promise, Promise mas achei um saco e saí no meio.

Do ponto de vista gastronômico fui comer hamburger num lugar que me indicaram que fica escondido na recepção no Marriot (119W, 56th street). Muito legal. Você entra na recepção do hotel, que é todo chique, olha para um lado, para o outro e não vê nada. De repente você percebe que saem umas pessoas do meio de uma cortina e aí encontra a entrada para uma lanchonete, com cara trash, que destoa completamente do hotel. De lá saem da brasa uns hambúrgeres de US$8 maravilhosos. Esta valeu pelo dia!

É isso! Hoje é sábado e como segunda é feriado tenho 03 dias para rodar pela cidade. Depois volto com novidades.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A salada de sashimi


A sopinha....


O tal do bacalhau do Alasca


Sobremesa - esqueci de fotografar antes de começar a comer


Meu jantar

Bom... Vou ser breve. Primeiro porque já escrevi muito hoje e segundo porque tomei 03 cervejas Saporo e mais um saquê e tô morrendo de sono.

Acabei de chegar do Nobu Next Door (105 Hudson Street). Imperdível. Comi de entrada uma salada de sashimi de atum com molho Ponzu apimentado. Show! Depois tomei uma sopinha de frutos do mar. Fantástica! Daí partí para um bacalhau do Alasca marinado por alguns dias no tofu e fechei com um brownie de chocolate com sorvete de chá verde. Nada demais... Saldo super positivo. Excelente restaurante.

O único inconveniente foi o motorista de taxi, que veio de Bangladesh diretamente para NY, que me deixou no restaurante enjoado de tanto acelerar e freiar.
Estou postando as fotos dos pratos.
See you tomorrow!

e o prato devidamente degustado


O meu belo prato


A turma em ação


Eu em ação


Segundo dia de aula

Voltei!

Hoje foi o segundo dia de aula. Começamos o dia apredendo a fazer Tournage. Puta que pariu! Desculpem o palavrão mas passei o maior aperto. Tournage é uma técnica de cortar legumes de um jeito bonitinho, meio oval. É muito difícil! De repente com a prática eu passe a fazer isto com mais facilidade mas hoje foi um sacrifício. Tirei mais umas 03 lascas de dedo. Acho que vou voltar de NY sem nenhum dedo pra contar história.... rsrsrsrsrs. Gastei 03 batatas, 02 nabos e 02 cebolas inteiras para fazer uns trocinhos pequenininhos. No final acho que ficou legal!

Depois aprendemos a cortar alcachofras, tirando as folhas e ficando só o filet mignon delas. Esta foi mais fácil. Cozinhei estas alcachofras numa solução de água, farinha, limão, sal e azeite.

Daí ensinaram três técnicas de cozimento. Uma chamada Glacer, onde fiz umas cebolas, cenouras e nabos caramelizados. A outra chamada Rissolés na qual eu cozinhei umas batatas e depois passei no azeite e por último L'anglaise. Nesta eu fiz ervilha e vagens. Tirando as ervilhas e as vagens, todos os legumes estavam naquele formatinho fácil de cortar....rsrsrsrsr.

Para finalizar, montamos um prato com todas estas coisas que fizemos na aula, tipo uma salada. Acho que o meu ficou bem legal. O professor gostou também. Depois comi tudo. Ficou gostoso! Vou postar as fotos do prato antes e depois....

...e ufa... acabou o segundo dia. Amanhã vamos aprender a fazer caldos e maionese.

Voltei pra casa, troquei de roupa, falei com a Renata no telefone e fui correr no Central Park ouvindo Ivete no ipod. Fiz mais de 2h de exercício entre caminhadas e corridas. No final dei uma derrapada e tomei um sorvete de chocolate.... olha a gula aí de novo! Muito bom andar no Central Park...

Voltei para casa pela quinta avenida. Dei uma parada na loja da Apple. Lotada de gente. Impressionante! Fiquei namorando o ipad mas resisti bravamente. Entrei também na FAO e aí bateu aquela saudade das crianças. Fiquei imagindo e Bruno e a Bibi naquela loja... A Bibi olhando as fantasias de princesa (tinha de todos os tipos) e o Bruno vendo os brinquedos de ciências (tinha vulcão, telescópio, tudo o que ele adora). Nas próximas férias vamos trazer as crianças para cá.

Bom por enquanto é só. Já escrevi demais! Mais tarde vou sair para jantar e na volta conto como foi.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

E para fechar, eu cometendo o pecado da gula!


Eu devidamente uniformizado


Foto da escola... tirei quado estava chegando


Segundo dia em NY, primeiro dia de aula

Ufa... cheguei

São 11:30h da noite. O dia hoje foi agitado. Acordei cedo, cedo mesmo... às 05:30h. Fiquei de bobeira, daí tomei um café da manhã light e segui para o primeiro dia de aula.
Foi bem legal... depois de devidamente uniformizado fui para a sala de aula que nada mais é que uma cozinha. Cada aluno tem um posto de trabalho, que é uma boca de fogão, um forno e uma chapa. Na primeira parte o professor falou do uniforme, de higiene e dos equipamentos (cada um de nós ganhou um mega kit com tudo o que temos direito, com facas, pegadores, cortadores, pinças, etc). Depois fomos para a parte prática. Aprendemos vários tipos de cortes. De julienne à brunoise. Tô chique... Para começar bem cortei o dedo cortando um turnip, ou seja, um nabo! Nada grave...

Depois aprendemos duas técnicas de cozimento. Numa delas cozinhei cenoura e alho poró e na outra fiz o tal do turnip. Aí o professor saiu mentendo a mão no prato de todo mundo para provar. Gostou do meu! e fechou o primeiro dia. Valeu!

De lá fui deixar as coisas no apartamento e saí para dar uma volta na Times Square e aí não resisti! Caí dentro de um kebab! É o melhor kebab de NY. Fica perto do Moma, em frente ao Hilton.

Para finalizar comprei ingresso para a peça Fela!. Excelente! Vale a pena.

Na volta parei num japa aqui perto de casa... É bem tradicional... Só tinha japonês... tipo o Azumi mas o Azumi é bem melhor. E cá estou... escrevendo para ir dormir porque amanhã tem mais.

Até!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Mais uma foto


Foto do meu cafofo nova iorquino


Aí vão algumas fotos do meu cafofo nova iorquino
Voltei! Acho que por hoje é só. Aproveitei que saí e passei num supermercado aqui perto. Como aqui nos Estados Unidos tudo é mega, demorei o dobro do tempo para fazer uma comprinha pequena. Para pegar cereais tem uns 40 tipos diferentes, com yogurt é a mesma coisa e por aí vai... O único incidente foi o fato de que quando cheguei ao supermercado fui pedir informações para uma funcionária.... surda! Os americanos são bons de inclusão social mas às vezes deixa a gente sem graça... rsrsrsrsrs

Daqui a pouco vou fazer um lanche, ler um pouco, ver TV e dormir para amanhã estar inteiro para o primeiro dia de aula.